quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Academia da Cidade oferece atividades gratuitas aos moradores de BH

Belo Horizonte já oferece à população 20 serviços do Programa Academia da Cidade. Apenas neste ano, 12 unidades foram ativadas. O programa foi implantado em 2006 e faz parte do plano de expansão da Rede de Atenção Primária à Saúde. O objetivo é estimular as pessoas à adoção de atitudes saudáveis para uma melhor qualidade de vida. Em média, 600 pessoas praticam atividades gratuitas em cada uma das unidades, que estão distribuídas pelas nove regionais da cidade.

Além das atividades físicas, os usuários também são acompanhados por nutricionistas e fisioterapeutas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). “Incentivamos as pessoas a aplicarem o que aprenderam na academia em outras situações do dia a dia, como durante a arrumação da casa e a caminhada. O nosso objetivo é proporcionar mais qualidade de vida às pessoas. O que vale não é ter um corpo sarado, mas um corpo saudável”, contou a coordenadora do programa Academia da Cidade, Vera Guimarães.

Todas as atividades desenvolvidas nas academias são gratuitas. Qualquer pessoa acima de 18 anos pode participar do programa, basta uma avaliação física em uma unidade mais próxima. O público é composto por pessoas que têm doenças crônicas como hipertensão, diabetes e depressão, que são acompanhadas nas unidades básicas de saúde. “Elas têm como prescrição médica fazer exercícios físicos na Academia da Cidade”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Teixeira. “Temos depoimentos belíssimos de pessoas que venceram a depressão sem medicamentos e que diminuíram o uso de hipertensivos”, disse o secretário.

6 comentários:

  1. Onde me inscrevo ??
    Eu olhei no site da PBH e la diz q eu me inscrevo no proprio site
    mas não acho a opção ''inscrever'', nem nada do genero!!
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. so indo em um centro de referência do bairro que vc consegue todas as informações

      Excluir
  2. Um aluno da Academia da cidade, por questão de fé, é obrigado a participar das FESTAS JUNINAS, organizadas pelos professores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não!!!
      ele não é obrigado a participar

      Excluir
  3. Queria ver uma foto de um aulão que academia da cidade- no iapi
    Jornal da prefeitura

    ResponderExcluir