terça-feira, 22 de março de 2011

Eventos comemorativos do Dia Mundial das Águas conscientizam população sobre limpeza de rios e córregos

No Dia Mundial das Águas, comemorado nesta terça-feira, dia 22, Belo Horizonte tem muito o que avançar em relação à preservação de sues córregos e rios. A falta de conscientização por parte da população é um dos agravantes do problema. Somente em 2010, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) retirou dos rios e córregos da cidade 772 toneladas de entulho e 2.600 toneladas de lixo. A limpeza dos córregos é feita de quatro em quatro meses. O objetivo da limpeza é evitar acúmulo de lixo, que retém a vazão da água e provoca enchentes.
Além de garrafas pet, papel, sacolas plásticas, garrafas, vidro, peneiras, engradados, janelas, ferragens e até carcaças de motos, os garis da Prefeitura retiraram 126 televisões, 12 geladeiras, 42 computadores, 89 sofás, 32 guarda-roupas, 34 colchões, 126 baldes, 244 latas de variados tamanhos, 191 pneus, 33 cadeiras, 38 tanquinhos, ventiladores, bacias, camas, mesas, malas, armários, portas, vasos sanitários, banheiras, pedaços de bicicleta, calotas de carro, sapateiras, vasos, pias, berços, gaiolas, velotrol, gavetas, pára-choques, rádios, telhas e carrinhos de brinquedo, entre outros.

Evento
Para lembrar a todos da importância de preservar nossos cursos d’água, a SLU promove no sábado, dia 26, de 8h30 às 13h, no Parque Ecológico da Pampulha (avenida Otacílio Negrão de Lima, 7.111), um grande evento para comemorar o Dia Mundial da Água, com teatro, música, oficinas, exposições, brincadeiras e atividades de conscientização ambiental.
No local serão montados dez estandes educativos, que vão abordar temas como a preservação dos rios, a relação entre lixo e enchentes, o uso racional da água e a dengue, entre outros. As crianças e adolescentes poderão ainda se divertir com pula-pula e cama elástica, além de assistir apresentações de teatro de bonecos e de bandas de músicas.
O evento conta com as parcerias do Corpo de Bombeiros, Projeto Manuelzão, Propam, Copasa, Drenurbs, Fundação Zoobotânica e das secretarias municipais de Educação, Saúde e Meio Ambiente.
Informações para a imprensa pelo telefone 3277-9342. Fonte PBH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário