terça-feira, 26 de abril de 2011

Sacolas Biodegradáveis e Oxibiodegradáveis entendendo a diferença


Os estabelecimentos comerciais de Belo Horizonte não podem mais distribuir sacolas plásticas comuns aos clientes. De acordo com a Lei 9.529, as tradicionais “sacolinhas” devem ser substituídas por sacolas ecológicas. Entretanto, muitas pessoas têm confundido sacolas de plástico oxibiodegradável com as feitas de material biodegradável. Entenda a diferença:

Biodegradável – É decomposto pela ação de organismos vivos. O uso do termo geralmente pressupõe que os resíduos da decomposição não são tóxicos nem sofrerão bioacumulação. A maior parte do lixo de origem orgânica (papéis, tecidos de algodão, couro, madeira etc.) é biodegradável, e a maioria dos plásticos atuais não. (Dicionário Brasileiro de Ciências Ambientais).

Plástico oxibiodegradável – É aquele que recebe um aditivo para acelerar seu processo de degradação, mas não se decompõe em até seis meses. Não atende as normas técnicas nacionais e internacionais sobre biodegradação. Portanto, não é biodegradável. Este plástico, apenas divide-se em milhares de pedacinhos. No fim do processo não desaparece, mas vira um pó que pode parar em rios, lagos e mares. Isso significa que nossa geração poderá beber involuntariamente plástico oxidegradável misturado à água! E mais: os fragmentos podem ser ingeridos por animais silvestres e animais de criações nas fazendas, causando sérios danos econômicos e ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário