quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Mais de 100 mil cartões BH BUS Master já foram distribuídos em BH


Respeito aos direitos dos idosos. O cartão BHBUS Master, lançado pela Prefeitura em 2010, melhorou a vida dos passageiros do transporte coletivo com idade igual ou superior a 65 anos. O cartão permitiu aos idosos transpor a roleta, assegurando o acesso gratuito à parte traseira dos ônibus do Sistema de Transporte Coletivo de Belo Horizonte. Já foram distribuídas mais de 100 mil unidades para os idosos que realizaram o cadastramento no Consórcio Transfácil.
O cartão BHBUS Master possibilita aos usuários embarcar pela porta dianteira e desembarcar pelas portas traseira ou central. Ao passar pela roleta, o passageiro tem que apresentar um documento pessoal e oficial com foto para comprovação de sua identidade. Com ele, os idosos podem ficar próximos aos seus acompanhantes e escolher o local onde desejam assentar, não sendo obrigados a permanecer somente na parte dianteira do veículo.
O cartão e o cadastramento são destinados àqueles que desejarem utilizar a parte traseira do ônibus, já que a carteira de identidade continua valendo como documento de acesso gratuito aos ônibus coletivos da capital. O cadastramento e a obtenção do cartão são permanentes.
O agente de bordo poderá reter e recolher o cartão BHBUS Master na ocorrência das seguintes irregularidades: quando for detectado que o portador não é o seu titular, quando for detectada a comercialização das utilizações do cartão, quando o validador eletrônico exibir a mensagem ‘cartão bloqueado’ e quando ele estiver adulterado, danificado, ilegível ou com materiais adesivos.
Em quaisquer dessas irregularidades não será permitida a transposição gratuita da roleta. No entanto, é garantida a gratuidade no transporte coletivo da parte dianteira do ônibus, com apresentação de documento pessoal que comprove a idade.

Cadastramento
Os documentos necessários para ter direito ao cartão são originais e xerox da carteira de identidade e de um comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone ou IPTU).

Postos de cadastramento
Região Centro-Sul - Parque Municipal, no prédio do antigo Colégio Imaco (terça a sexta-feira, das 7h às 17h).
Barreiro - Rua Flávio Marques Lisboa, 345 – 3º andar (das 7h às 17h).
Estação Venda Nova - Rua Padre Pedro Pinto, 2.277, loja 504 (das 7h às 17h).
Savassi - Rua Professor Morais, 216 (das 8h às 17h).

Benefícios do Cartão BHBUS Master
• Foi assegurada a reserva de 10% de assentos preferenciais para os idosos, dividida entre as partes dianteira e traseira do ônibus, com identificação específica por meio de adesivos.
• Gratuidade na aquisição do cartão, estendida para uma segunda via (em caso de perda ou extravio), uso do cartão sem limite de viagens e realização do recadastramento de três em três anos.
• O acesso à parte traseira dos ônibus proporciona melhores condições de comodidade, autonomia e de interação entre os passageiros.

Mais informações para a imprensa pelo telefone 3379-5530.

Fonte PBH

Nenhum comentário:

Postar um comentário