quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Prefeitura oferece qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho


Conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Esse é o objetivo de vários belo-horizontinos que vão a um dos postos do Sine Municipal em busca de qualificação ou de uma oportunidade de emprego. Somente nos primeiros dez dias de janeiro, 1.745 pessoas foram aos postos pela primeira vez e cerca de 6.500 foram conferir as oportunidades ofertadas nos postos de atendimento.
Instituído em janeiro de 2010, o Programa Municipal de Qualificação Emprego e Renda - Melhor Emprego, ofertado nos Sines Municipais, visa promover o trabalho, a educação e o desenvolvimento, mediante ações que contribuam para a inclusão e a permanência do cidadão no mundo do trabalho.
O objetivo é a capacitação gratuita de jovens e adultos com vistas à inserção no mercado formal de trabalho. A iniciativa contempla os setores que mais geram empregos na capital e os cursos oferecidos são escolhidos tendo como base os indicadores sobre o mercado de trabalho, setores econômicos em ascensão ou queda, demanda de mão de obra em Belo Horizonte e na Região Metropolitana.
Para usufruir do Programa de Qualificação do Melhor Emprego, é preciso ser morador de Belo Horizonte, ter ao menos 16 anos e se cadastrar em um dos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) (Barreiro, Centro, Venda Nova e BH Resolve), portando identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de endereço. Já o acesso as vagas de emprego e o encaminhamento para o mercado de trabalho estão disponíveis para todos os interessados maiores de 18 anos.
Em 2010 foram abertas 35.900 vagas para cursos de qualificação nos Sines Municipais e cerca de 445 novas empresas divulgaram suas vagas de emprego, uma média de 1.150 vagas por mês.

Serviços
Além do serviço de qualificação e encaminhamento para o mercado de trabalho, os Sines Municipais também oferecem ações formativas de apoio gratuitas como oficinas de currículo, preparação para entrevista de emprego e planejamento profissional, além de abertura de processo para o seguro desemprego.
Segundo o presidente do Comitê Gestor de Trabalho e Emprego da Prefeitura, Antônio Eduardo Amabile, a política de qualificação, emprego e renda desenvolvida pela Prefeitura visa contribuir com a transformação de BH em um polo de economia de alto valor agregado. “Queremos ampliar ainda mais os resultados satisfatórios e as parcerias firmadas junto às empresas para atingir o patamar do pleno emprego na capital mineira o mais breve possível”. O patamar é alcançado quando os índices de desemprego variam entre 3% e 5%.
Informações sobre os cursos de qualificação, encaminhamento para o mercado de trabalho também estão disponíveis pelo site da PBH www.pbh.gov.br e pela Central de Relacionamento Telefônico - 156.

Endereços das unidades do Sine Municipal
Sine Barreiro - rua Barão de Coromandel, 982.
Sine Centro - rua Espírito Santo, 505.
Sine Venda Nova - rua Padre Pedro Pinto, 1.055.
Sine BH Resolve - entradas pela avenida Santos Dumont, 363 e rua dos Caetés, 342, Centro.

Mais informações para a imprensa pelo telefone 3277-1050.

Fonte PBH

Nenhum comentário:

Postar um comentário