quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Quando tomar a vacina da febre amarela


Vacina contra Febre Amarela

              A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário básico de vacinação da criança e do adulto, em alguns estados do Brasil, com indicação para pessoas que residam ou que irão viajar para áreas endêmicas, pois a doença é transmitida através da picada de mosquito Haemagogus Sabethes ou Aedes Aegypti.
              Esta vacina deve ser aplicada para todos com mais de 9 meses de vida, até 10 dias antes da viagem, no caso de ter tomado há mais de 10 anos, sendo aplicada por um enfermeiro no braço num posto de saúde e, por isso, é gratuita.
             A vacina contra Febre Amarela está indicada para todos os que vivem em áreas endêmicas mas também deve ser tomada por todos os que pretendem viajar para locais endêmicos, como região norte do Brasil e alguns países da África.
             Os bebês com mais de 9 meses de vida já podem tomar a vacina, principalmente se vivem em locais onde há risco da doença. A vacina também é recomendada para pessoas que trabalham com turismo rural e trabalhadores que precisam entrar na mata ou floresta destas regiões. A tabela a seguir indica a necessidade da toma da vacina em várias idades:
Idade Como tomar
Bebês de 6 à 8 meses Tomar 1 dose em caso de epidemia ou se for viajar para área de risco
De 9 meses à 4 anos Tomar 1ª dose aos 9 meses e outra aos 4 anos
+ de 5 anos
(que já tenha tomado 1 dose)
Tomar mais 1 dose de reforço
+ de 5 anos (sem nunca ter tomado esta vacina) Tomar a 1º dose e fazer reforço após 10 anos
+ de 5 anos
(que já tenha tomado 2 doses)
Não precisa 
+ de 60 anos Avaliar cada caso com o médico
Gravidez Não é recomendado, somente se houver extrema necessidade
Amamentação de bebê com menos de 6 meses Não é indicado porque a vacina passa pelo leite
Amamentação de bebê com mais de 6 meses Tomar 1 dose em caso de epidemia na região ou se for viajar para área de risco. Cessar a amamentação por 28 dias após a toma da vacina
Se viajar para área de risco
  • Se for a primeira dose dessa vacina: Tomar 1 dose pelo menos 10 dias antes da viagem
  • Se já tomou esta vacina antes: Tomar novamente
              Os estados brasileiros que requerem a vacinação contra febre amarela são Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Maranhão e Minas Gerais. Algumas regiões dos seguintes estados também podem ser indicados: Bahia, Piauí, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 
              A aplicação da vacina contra febre amarela é feita através de uma injeção na pele por um enfermeiro. A vacina pode ser aplicada em bebês com mais de 9 meses de vida e em todas as pessoas que possam estar expostas à febre amarela. 
              Alguns efeitos colaterais incluem erupção na pele, dor muscular, convulsão, dor de cabeça, febre e mal-estar geral. O local da injeção geralmente fica dolorido, mas colocar uma pedrinha de gelo no local, fazendo uma suave massagem ajuda a aliviar este desconforto.

Contra indicações

Não é recomendado tomar a vacina contra febre amarelada durante a gravidez, sendo recomendado vacinar apenas em caso de epidemia. Também não se deve dar a vacina à pessoas que tenham alergia à proteína do ovo, alergia à canamicina e eritromicina, pacientes imunodeprimidos, tais como portadores de câncer, AIDS ou em uso de drogas imunossupressoras, infecções e crianças menores de 6 meses de idade.
É recomendado adiar a toma da vacina contra febre amarela nos seguintes casos:
  • Até 3 meses após o tratamento com corticoides ou imunossupressores em doses elevadas, acima de 2 mg/kg/dia;
  • Em caso de febre;
  • Para mulheres que estejam amamentando bebês com menos de 6 meses de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário