quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Selfie substituirá senhas em pagamentos da Mastercard no país


Spain MasterCard at MWC 2016
 As compras por impulso vão ganhar um forte aliado no Brasil a partir do primeiro semestre de 2017. Imagine receber um anúncio no celular e, com um clique no aplicativo da Mastercard, finalizar a compra, bastando apenas utilizar a câmera do próprio aparelho para provar que você é você. Sem cartão, sem senhas, instantaneamente.
É isso que oferece o Identity Check Mobile, uma tecnologia desenvolvida 100% pela Mastercard e que já funciona em 14 países, entre eles Estados Unidos, Canadá, Áustria, Bélgica, Alemanha, Espanha e Reino Unido, desde outubro deste ano.
“O Mastercard Identity Check Mobile elimina a necessidade de os portadores de cartão lembrarem de senhas, agilizando muito a experiência de finalização da compra digital e aumentando a segurança. Isso representa uma maior comodidade, segurança e simplicidade ao consumidor e uma maior conversão de vendas com segurança ao lojista”, afirma Valério Murta, vice-presidente de produtos e soluções da Mastercard Brasil e Cone Sul.
O funcionamento, segundo Murta, é simples. “A partir do checkout das lojas virtuais, o consumidor aperta o botão de pagar com o seu Mastercard. Nesse momento, ele receberá uma notificação para se autenticar no seu celular – que pode ser feita via selfie ou impressão digital. Ele se autentica e a transação é concluída”, diz.
Segurança. A maior preocupação do usuário diante uma tecnologia de autenticação de pagamento é com a segurança. Na página da Mastercard no Twitter, os seguidores questionavam se não seria possível utilizar uma foto para fazer um compra de forma fraudulenta.
“A tecnologia de autenticação de pagamentos através do reconhecimento facial funciona a partir de medidas da face, prova de vida, ou seja, é preciso piscar os olhos, por exemplo, para mostrar que não se trata de uma foto, além de outras funções que possibilitam uma maior segurança nas transações. Essa tecnologia funciona em camadas de segurança, ou seja, antes do selfie, a identidade do portador do cartão é verificada por outros mecanismos de autenticação, como, por exemplo, o próprio acesso ao aparelho celular cadastrado”, explica Murta.
A tecnologia Identity Check, segundo o executivo, está sendo avaliada por alguns emissores da bandeira Mastercard, mas ele não informa se já existe alguma parceria fechada para começar a funcionar no ano que vem, quando ela estará disponível no país.


Todo celular com câmera pode utilizar

Segundo a Mastercard, a tecnologia Identity Check estará disponível para compras móveis em qualquer aparelho celular que possua uma câmera ou tenha um leitor de impressão digital.
Entre os parceiros que poderão adotar a tecnologia estão os lojistas, que podem utilizá-la tanto por meio de seus aplicativos para smartphone e tablets como em suas lojas virtuais pela internet. Também podem usar o Identity Check os cartões de crédito, os de débito e os pré-pagos. (LP)


Formas digitais de pagamento no Brasil

Samsung Pay. A Samsung “furou” a concorrência e lançou seu sistema de pagamento pelo smartphone no país antes da Apple (Apple Pay) e do Google (Android Pay), em julho. No sistema, é feito o cadastro de cartões de débito e crédito. A tecnologia Near Field Communication (NFC) permite o pagamento aproximando o celular da máquina de cartão. Os modelos compatíveis são Galaxy S7 e S7 edge, Galaxy S6 edge +, S6 edge (com tecnologia NFC), Galaxy Note 5, Novo Galaxy A7 e Novo Galaxy A5
Via aplicativos. PagSeguro, Mercado Livre e PayPal são empresas que oferecem aplicativos que permitem o pagamento em transações online, no celular ou no tablet, sem o uso do cartão de crédito. Elas funcionam de forma parecida à de um banco, armazenando os dados pessoais e bancários, mas não cobram taxas de manutenção.
“Wearables”. Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o Bradesco e a Visa lançaram uma pulseira que também permite pagamentos via NFC. A startup catarinense Atar lançou a primeira pulseira de pagamento 100% nacional, a Atar Band, que é à prova d’água e não utiliza bateria


Flash

Em 2017. Além do Brasil, a tecnologia de autenticação por reconhecimento facial da Mastercard estará disponível no México na primeira metade do ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário