quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Projeto prevê construção de torres de 80 metros em Santa Tereza


Um empreendimento imobiliário poderá mudar completamente a dinâmica do bairro Santa Tereza, na região Leste Belo Horizonte.

Projeto prevê construção de três torres em Santa Tereza

 O projeto prevê a construção de um condomínio comercial com três grandes torres, com mais de 20 andares cada, por meio de uma Operação Urbana Simplificada (OUS). A proposta do chamado “Parque da Cidade” será apresentada na tarde desta quarta-feira ao Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte (CDPCM-BH) e, se aprovada, deverá ser votada posteriormente pela Câmara.
O Santa Tereza é tombado como Patrimônio Cultural da cidade, além de ser uma Área de Diretrizes Especiais (ADE). Mesmo assim, há uma região limítrofe, entre a rua Conselheiro Rocha e a avenida dos Andradas, que não é contemplada pelas legislações protetivas e que, por isso, poderá ser utilizada para a construção do condomínio.
Resultado de imagem para bairro santa tereza bh
A previsão é que os edifícios tenham cerca de 80 metros de altura, o que supera em mais de dez vezes o limite permitido para o bairro, que é de 7 metros. Em caso de aprovação da OUS, o projeto será autorizado mediante contrapartidas da construtora, como uma alça viária que fará a ligação com a avenida dos Andradas.
Moradores já estão se mobilizando contra o projeto e, segundo a arquiteta e membro do movimento Salve Santa Tereza, Karine Carneiro, o empreendimento é incompatível com a dinâmica da região.
Segundo ela, o movimento começará a se organizar para lançar campanhas de conscientização sobre os impactos que as torres podem trazer.
As torres podem ser construídas no mesmo terreno em que se planejou, em 2012, o que seria o maior edifício da América Latina, com 85 andares e 350 metros de altura. O projeto foi arquivado. No local, também existe as edificações de uma antiga fábrica de pregos, do início do século XX, que precisarão ser destruídas caso o empreendimento saia do papel.
Tombamento
Em outubro de 2013, o movimento Salve Santa Tereza encaminhou um abaixo-assinado com mais de 440 assinaturas solicitando o tombamento da fábrica. Ele foi entregue ao CDPCM-BH em 20 de novembro de 2013, mas o assunto não voltou à pauta do conselho. A aprovação da obra dos prédios implica automaticamente pela negativa de tombamento da fábrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário