quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Voyage mais problemas do que satisfação ?

16/12/08

Volks convoca recall dos veículos Fox, Novo Gol e Voyage
Problema pode ocasionar endurecimento do pedal do freio.

26/08/09
RECALL NOVO GOL, FOX, VOYAGE 1.0 – Sistema de partida a frio do motor 1.0
A Volkswagen esta solicitando a todos os donos dos carros Novo Gol, Fox e Voyage 1.0 para fazer um recall do Sistema de partida a frio do motor 1.0. Este componente do carro pode apresentar problemas e precisa passar por reparo gratuitamente em uma concessionária autorizada.

24/11/09
VW faz recall do Novo Gol, Voyage, Gol G4, Polo hatch, Golf e Spacefox
Lente vermelha do farol de neblina foi trocada pela branca da ré.
A convocação abrange 120.658 unidades dos modelos

E agora em outubro, a Volkswagen do Brasil anunciou, nesta quarta-feira (28), a chamada "campanha de oficina ativa" para a revisão do motor 1.0 flexível EA-111que equipa 400 mil unidades entre os modelos Gol, Voyage e Fox, fabricados a partir de abril de 2008. Nesta terça-feira (27), o engenheiro responsável da companhia, José Loureiro, confirmou que o problema que causa barulho no motor está na lubrificação.

A convocação não se trata de um recall, mas esse tipo de operação é chamado pela indústria como "recall branco". Esse tipo de procedimento é adotado, quando a montadora avalia que o defeito não coloca em risco a segurança de condutor e passageiros. Mesmo assim, a ação da Volkswagen visa substituir o óleo lubrificante do motor, mudança na orientação para a troca de óleo a cada seis meses ou 10 mil quilômetros e extensão do prazo de garantia dos motores de 3 para 4 anos. A empresa coloca o call center à disposição dos clientes: 0800 019 5775.

Embora a Volkswagen tenha declarado como problema a aceitação do óleo lubrificante, concessionários têm afirmado à imprensa que o defeito está nas peças estruturais do motor, por não terem recebido tratamento térmico, como forma de reduzir custos. O problema foi divulgado no dia 15 de outubro pela revista Exame, que afirmou que o custo de um recall, neste caso, ultrapassaria R$ 1 bilhão. De acordo com a reportagem, o prejuízo da Volkswagen seria de tal proporção porque a retirada do motor do carro e o reparo além de caros envolveriam complexa operação de logística.

Bem espertos para fazer contas: em média o brasileiro roda 2000 quilometros por ano, mesmo aumentando a garantia para quatro anos, ele teria rodado no máximo 8000 o que não seria suficiente para que o motor apresente falhas. Ou seja no final das contas, o consumidor é que vai arcar com o prejuizo, por que com problemas de lubificação, é fatal que o motor se desgaste prematuramente.

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