quarta-feira, 11 de abril de 2012

Pronatec Copa oferece cursos gratuitos de qualificação para o turismo

Cidades-sede da Copa 2014 têm prioridade para preencher vagas em 32 opções de cursos



Estão abertas as inscrições para o Pronatec Copa, programa de qualificação dos ministérios do Turismo e da Educação. A meta é formar 40 mil profissionais por semestre em 32 áreas ligadas ao receptivo turístico, como auxiliar de cozinha, camareira e garçom, além de aulas de inglês, espanhol e libras (linguagem brasileira de sinais). As inscrições contemplarão as doze cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, além de municípios do entorno e destinos de visibilidade internacional.

“A qualificação profissional é uma das ações mais importantes para potencializar as oportunidades de trabalho geradas pela Copa do Mundo da FIFA de 2014. O atendimento dos visitantes com qualidade é fundamental para fortalecer a imagem do país como destino turístico”, afirma Flávia Rohlfs, coordenadora do Comitê Executivo Municipal da Copa de Belo Horizonte.

O Pronatec Copa é voltado para maiores de 18 anos que já trabalham com turismo ou que pretendem se profissionalizar no setor. A meta é capacitar 240 mil alunos até 2014 e atender de forma cada vez mais qualificada e personalizada o turista, desde o momento em que ele escolhe seu destino e decide por hotéis, restaurantes e passeios.

Desenvolvidos em parceria com os institutos federais de educação profissional e o Sistema S (Sesc, Sesi e Senai), os cursos serão oferecidos conforme a escolaridade do aluno. Para os alunos que tiverem o ensino fundamental completo, além dos 32 cursos de qualificação, há ainda a opção de se inscreverem simultaneamente em aulas de idiomas ou libras.

Com duração mínima de 160 horas – média de quatro meses –, as aulas serão presenciais e gratuitas. As inscrições podem ser feitas por meio do site www.pronateccopa.turismo.gov.br. Os participantes receberão auxílio para alimentação e transporte. Neste primeiro ano, serão priorizadas as inscrições dos alunos das cidades-sede da Copa das Confederações e os portadores de deficiência. As empresas parceiras que tiverem funcionários qualificados pelo programa receberão uma identificação, atestando que o estabelecimento fez parte da preparação do país para a Copa do Mundo da FIFA de 2014.

O Pronatec - Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela presidente Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que, juntos, oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.

 

Informações para a imprensa pelo telefone 3277-4174.

Nenhum comentário:

Postar um comentário