sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

BHTRANS testa veiculos para operar o BRT em BH

A BHTrans apresentou nesta quinta-feira, dia 16, às 9h30, na sede da empresa, no bairro Buritis, os primeiros modelos dos veículos que estão sendo avaliados para operar o Sistema de Transporte Rápido por Ônibus (BRT) na capital. “Nosso planejamento com o BRT está em dia. O prazo para escolha dos modelos e a quantidade de veículos vai até fevereiro de 2011”, informou Célio Freitas, diretor de Planejamento da BHTrans. Freitas explicou que existem seis fabricantes de veículos BRT no país e todos os modelos serão testados.

Belo Horizonte e a Região Metropolitana terão aproximadamente 500 veículos articulados no Sistema BRT que irão circular nos corredores Cristiano Machado, Pedro II, Carlos Luz, Antônio Carlos, Pedro I e, na área central, nas avenidas Paraná, Amazonas e Santos Dumont. A cidade contará com 60 estações de transferência para embarque e desembarque dos usuários nos corredores do BRT. “O sistema BRT possibilitará uma redução significativa no tempo de viagem para usuários”, afirmou Célio Freitas.

O BRT é um moderno sistema de transporte de alta capacidade, utilizado em grandes cidades do mundo como Pequim (China), Joanesburgo (África do Sul), Bogotá (Colômbia) e Los Angeles (Estados Unidos). Com características similares ao metrô, mas economicamente mais viável, os veículos do BRT são rápidos e possuem capacidade de transporte de passageiros quase três vezes maior do que os ônibus convencionais.

O Sistema BRT possui estações de transferência ao longo do itinerário de forma a permitir a cobrança externa da tarifa e o embarque em nível, agilizando os tempos de embarque e desembarque, sistemas de controle informatizados, permitindo o acompanhamento da operação em tempo real, sistemas de informação ao usuário em tempo real, e circulação em vias exclusivas, minimizando as interferências com o tráfego geral.

O BRT permite redução nos tempos de espera, embarque e viagem, mais conforto, confiabilidade e segurança, facilidade de acesso, embarque em nível e em estações, pagamento antecipado e menor custo de implantação por quilômetro - cerca de 10% do custo de implantação do metrô, conforme a experiência internacional.

Mais informações pelo telefone 3379-5530.

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