segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

De volta


Blueberry... ou  mirtilo. Aí, você se pergunta: e daí? São frutinhas um tanto quanto difíceis de serem encontradas. Mas quem acha leva para casa um verdadeiro baú com um tesouro chamado antocianinas.
Sim, as antocianinas são o grande segredo escondido dentro do grupo das berrys, como o mirtilo. Elas são compostos responsáveis pela coloração das frutas, que possuem nuances que vão desde o rosa ao roxo-azulado. E mais: elas são um poderoso antioxidante.
A coloração do mirtilo está relacionada à prevenção e melhora de muitas enfermidades corporais como, obesidade, pressão alta, diabetes/ resistência à insulina, colesterol ou triglicérides alto, a saúde dos olhos (prevenção de glaucomas e cataratas), inflamação corporal de uma forma geral. "Devido seu alto poder antioxidante, as antocianinas são capazes de diminuir a inflamação das células beta, as células do pâncreas responsáveis pela secreção e liberação da insulina".
E, todo mundo sabe que a glicose em excesso em no sangue nos confere o quadro de resistência à insulina ou de diabetes. "As antocianinas são capazes de estimular a secreção de substâncias em seu corpo que são chamadas de secretagogos. Estes, por sua vez, são responsáveis por estimular a liberação de algum hormônio. No caso a insulina. Desta forma conferem uma ajuda ao sistema anti-inflamatório do corpo, favorecendo a melhora de quadros como a resistência à insulina, retenção de líquidos (consequentemente pressão alta), dores articulares, mau humor, depressão, melhora a qualidade da pele, reduz a celulite, entre outras várias funções", pontua o especialista.
A presença destes compostos em na alimentação diária pode auxiliar bastante aqueles que estão querendo perder peso. "Eles promovem a diminuição do tecido gorduroso e o auxílio no restabelecimento do centro da fome. Desta forma ajudando na prevenção e no emagrecimento saudável", ressalta Bruno. E mais: a frutinha não é nada calórica: 100 gramas possuem cerca de 32 kcal.

E quem inclui o mirtilo na alimentação está consumindo uma bomba de nutrientes: o fruto é conhecido pela sua riqueza em vitaminas A, B, C e PP, e possui, ainda, sais minerais, como magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, além de açúcares, pectina, tanino, ácidos cítrico, málico e tartárico.
Estes benefícios não são os únicos. Estudos mostram que a pequena frutinha  tem propriedades antisséptica, antidiarreica e anti-hemorrágica. Na Tuft's Universidade de Boston, pesquisas mostraram que ele é capaz de reparar os danos causados pelo envelhecimento no cérebro. Por causa disso, é componente obrigatório na dieta dos astronautas da NASA. Contribuem também para tratar constipações, atonia intestinal e problemas circulatórios.
Aparelhos urinário e digestivo também se beneficiam das propriedades do mirtilo. Em forma de chá, a fruta ajuda a prevenir e a tratar infecções como a cistite. A ação antibacteriana estende-se também a problemas relacionados com o aparelho digestivo. Por isso, o mirtilo é indicado para alívio de inflamações da boca e pode contribuir para o tratamento e prevenção da colite, diarreias e gases intestinais.
O uso do mirtilo também está associado à melhora da memória e da coordenação motora, afetadas por doenças de caráter degenerativo como o Mal de Alzheimer. A fruta também protege o cérebro dos efeitos de deterioração associados à essa doença. De quebra, ainda são excelentes antídotos para a depressão.
Aproveite  e leve saúde in natura para casa! Elas podem acompanhar cereais ou outras frutas em uma bela salada, sorvetes, iogurtes ou serem aproveitadas na forma de sucos, vitaminas, smoothies ou shakes, recheios de tortas, bolos e geleias. Na versão congelada ainda possuem duas vantagens: têm a ação antioxidante preservada e podem ser usadas o ano todo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário