sexta-feira, 30 de março de 2018

Dietas com gordura ou carboidrato são iguais

Cientistas dizem que as duas opções reduzem o peso de forma equilibrada

h
Nutrólogo avalia resultados como “decepcionantes”
 
Novas evidências publicadas  por cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, compararam os efeitos das dietas com a redução de carboidrato e de gordura. Os resultados estão na revista médica “Journal of the American Medical Association” (“Jama”).

Segundo os cientistas, quando se fala em perda de peso, as duas opções têm efeitos similares: levam à redução de peso de forma equivalente. Eles também tentaram responder se os níveis de insulina ou algum padrão genético específico poderia prever o sucesso de uma pessoa com uma dieta, e a resposta é negativa, apesar dos resultados ainda precisarem de mais considerações, na avaliação dos próprios cientistas.

Para o nutrólogo Hélio Osmo, os resultados do estudo são “decepcionantes”, principalmente no que tange à não influência da genética na escolha da dieta. O nutrólogo não esteve envolvido diretamente no estudo, mas analisou os resultados da pesquisa.

Ele afirma que uma das grandes promessas nesse campo é a nutrigenômica, área da nutrição que avalia a influência dos genes na genética. “Já se mapearam genes que mostravam, por exemplo, se a pessoa tinha mais tendência a engordar com uma dieta rica em carboidrato ou rica em gordura”, diz.
“O que o estudo mostra é que esses achados na prática podem não fazer tanta diferença, mas eu ainda acho que essa questão precisa ser aprofundada. Acredito na nutrigenômica”, diz Hélio Osmo. A pesquisa foi feita com 609 pessoas com idades entre 18 e 50 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário