quinta-feira, 23 de abril de 2015

Ampliação em Confins será abandonada no dia 2 de maio

Resultado de imagem para aeroporto de confins obrasAs obras de ampliação e reforma da pista e do pátio de movimentação de aeronaves do aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, podem parar a partir do dia 2 de maio, por falta de pagamento da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

No ofício enviado no dia 1º de abril pelo consórcio Cowan/Conserva, responsável pela obra, à Infraero, o consórcio relata que, por motivos “alheios à vontade e controle da contratada”, apenas 55,03% das obras do pátio e da pista foram concluídas, e que a Infraero deve à empresa mais de R$ 3 milhões. Sem o pagamento, segundo o ofício, é impossível, financeiramente, continuar as obras. “Já foi até dado o aviso prévio aos funcionários”, revelou uma fonte ligada à operação, que pediu para não ser identificada. “Mas se o pagamento acontecer, as obras continuarão”, disse.
De acordo com ela, os 55,03% concluídos são o balanço total. Mas, no que se refere às obras da pista, nem metade foi feita. Já era para a pista de Confins estar ampliada de 3.000 metros para 3.600 metros desde maio do ano passado, só que a expansão foi adiada para depois da Copa do Mundo, para não afetar o quadro de voos em um momento de tráfego aéreo intenso.
As obras estão sob responsabilidade do consórcio Cowan/Conserva que, conforme a fonte, não recebe o pagamento pelos serviços prestados desde fevereiro deste ano. De acordo com a Lei das Licitações (8.666/93), em seu artigo 78, é motivo para rescisão do contrato, o atraso superior a 90 dias dos pagamentos devidos pela administração pública por obras e serviços.
Em nota, a Infraero informou que a conclusão da ampliação da pista está prevista para junho de 2016. Entretanto, não informou se os pagamentos estão sendo feitos ao consórcio responsável pelas obras em Confins e nem se recebeu o ofício enviado.
 A BH Airport, concessionária que administra o aeroporto de Confins desde o ano passado, informou que as obras continuam, e que não recebeu nenhum comunicado oficial sobre sua suspensão. A empresa diz que só poderá comunicar que atitude deve tomar quando tiver a informação oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário