quarta-feira, 8 de abril de 2015

Baguete, como fazer em casa




Ingredientes


  • 500g de farinha de trigo
  • 350 a 400ml de água
  • 10g de sal
  • 20g de fermento biológico fresco (ou 10g do fermento biológico em sachê)​
    Para que a receita dê certo, a temperatura do ambiente somada à temperatura da farinha (mesma do ambiente) e a da água deve ser igual ou próxima a 70 graus. Isso significa que em dias muito quentes a água deve ser gelada para compensar o calor e, em dias de frio, precisa estar morna. Faça sempre este cálculo antes de misturar os ingredientes.

Modo de Preparo

Em uma tigela, misture bem a farinha e o sal.
Em seguida, adicione o fermento e mexa bem (para quem utilizar o fermento fresco, dissolva-o antes em um pouco de água morna).
Acrescente a água aos poucos e misture com uma colher de pau.
Retire a massa da tigela e coloque-a em uma superfície lisa, polvilhada de farinha.
Sove a massa fazendo uma bola. Se ainda estiver grudando nas mãos, coloque um pouco de farinha, mas não muito para que não fique ressecada.
O resultado deve ser uma bola macia e sem fissuras.
Deixe a massa descansar em uma tigela até que ela dobre de tamanho (isso pode levar de 30 minutos a 2 horas, dependendo da temperatura ambiente). Cubra a vasilha com um pano de prato para manter a humidade.
Depois do descanso, retorne a massa ao local de trabalho. Com a palma da mão achate a bola e comece a moldá-la como na foto, dobrando ao meio para dar um formato mais alongado.
Continue achatando e dobrando a massa (mais três vezes) até que ela atinja o formato de uma baguete.
Disponha os pães em uma assadeira untada com a risca da dobra para baixo e leve mais uma vez para descansar. Na foto, a massa foi divida em 4 para que as baguettes coubessem na fôrma.
Depois do descanso, faça  cinco cortes diagonais com uma faca bem afiada ou uma lâmina em cada baguete e leve-as em forno pré-aquecido, a 240 graus, por aproximadamente 20 minutos. Para um melhor resultado, recomenda-se o uso de um forno elétrico, assim o resultado será mais próximo ao das padarias. Para evitar o ressecamento da massa, um truque é colocar um ramequin com água dentro do forno, além de nunca abrir a porta enquanto as baguetes estiverem assando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário