Causou muita polêmica a matéria publicada esta semana: Facebook deverá expulsar muitos brasileiros com nova regra criada por Zuckerberg, com muita gente falando que a informação é fake e também muita gente comemorando a decisão do Zuckerberg.
Só para constar
a notícia foi dada por muitos grandes sites de tecnologia
internacionais e quem duvidar que faça pesquisas no
Google em inglês e em espanhol para ter mais informações sobre o assunto.
As pessoas acham que redes sociais como o facebook tem como objetivo
ter a maior quantidade de pessoas possível em sua plataforma, isto não é
verdade, ainda mais nos tempos atuais em que estas redes sociais,
principalmente o facebook, estão se tornando um espaço poderoso para a
publicidade.
Parece contraditório? Para a publicidade quanto mais gente vê um anúncio não é melhor?
Não, não é contraditório e para a publicidade virtual não apenas
quanto mais gente vê um anúncio melhor, o que interessa na publicidade
virtual é, quanto mais gente qualificada vendo o anúncio e interagindo
com este anúncio com qualidade, melhor.
O que significa gente qualificada e interação de qualidade com o anúncio?
Público qualificado é aquele que tem boa capacidade financeira e
interesse para adquirir produtos de empresas que anunciam e mantém
páginas no facebook.
Interação de qualidade com o anúncio é quando a pessoa clica em um
anúncio que aparece no facebook e toma uma ação desejada pelo
anunciante, seja fazer um cadastro, curtir uma fanpage ou comprar um produto.
E o que expulsar as pessoas analfabetas do facebook tem a ver com isto?
É muito simples, a renda de uma pessoa está intimamente ligada à
qualidade educacional desta pessoa, principalmente em países como o
Brasil, pessoas que tiveram uma qualidade educacional maior tem maiores
salários e capacidade financeira que a maioria da população que não teve
oportunidade de estudar em boas escolas e faculdades.
As pessoas de maior qualidade educacional mantém conversas de maior
qualidade nas redes sociais e postam informações e fotos de maior
interesse comercial. Sejam fotos de viagens que seus amigos também
gostariam de fazer a até mesmo fotos de bens que acabam gerando
interesse e inveja entre as pessoas que interagem com elas e isto gera
interesse de compra entre estas interações.
Já as pessoas de menor nível cultural entulham a rede social com
informação desagradável e além de não interagir com a publicidade no
facebook, ou interagir com baixa qualidade, ou seja, clicam nos
anúncios, geram gastos para o anunciante e não tomam nenhuma das ações
desejadas pelo anunciante, ainda acabam por desagradar aos usuários mais
desejados pelo facebook, que são os usuários de maior capacidade
financeira.
A solução encontrada pelo facebook então é expulsar todos aqueles
usuários que desagradam aos anunciantes e degradam a qualidade cultural
da rede social.
Os anunciantes agradecem e tenho certeza que após ser feito este
limpa geral no facebook o tal público qualificado que é desejado pelo
facebook voltará a fazer os seus perfis no facebook.
Para não ficar politicamente incorretos farão isto
dizendo que estão buscando combater o analfabetismo no mundo e fomentar a
educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário