terça-feira, 18 de março de 2014

Bullying, roubo e sequestro estão entre os riscos aos quais a família se expõe ao divulgar imagens inadequadas na internet


O rosto todo lambuzado pela primeira papinha, a folia na hora do banho ou o tablet novinho em folha da criança. São tantas as situações engraçadas ou fofas que os pais compartilham nas redes sociais que fica difícil passar um dia sem topar com essas fotos. Mas internet não combina com ingenuidade. Quem quer compartilhar imagens na rede precisa entender que este é um ato permanente e cheio de riscos.

Confira os 10 tipos de fotos dos filhos que os pais não devem compartilhar nas redes sociais:
 
1 - Criança nua ou tomando banho: Mesmo que pareça inofensiva, nem todos pensam assim sobre esse tipo de foto. ‘Essas imagens são um prato cheio para pedófilos’
2 - Imagens que facilitam a identificação da escola da criança podem ser usadas em um planejamento de roubo ou até mesmo sequestro.
3 - Fotos em que a fachada da sua casa, o nome da rua ou pontos de referências fiquem evidentes.
4 - Cuidado ao ativar sua localização em mídias sociais. ‘Isso possibilita que usuários mal-intencionados saibam os lugares que sua família frequenta'.
5 - Algumas fotos podem ser bonitinhas, mas, no futuro, podem constranger seu filho deixando-o vulnerável para ser alvo de bullying’
6 - Fotos em alta resolução permitem que a imagem seja manipulada com facilidade e podem ser utilizadas com muitos propósitos, incluindo propagandas não autorizadas.
7 - É importante tomar cuidado com fotos do seu filho acompanhado de colegas. Alguns pais não gostam dessa exposição.
8 - Muito cuidado para uma foto fofa do seu filho não se tornar o próximo meme ou gif da moda. Eles viralizam com muita facilidade.
9 - Se houver objetos de valor em casa, por exemplo, fique atento para não divulgá-los. ‘A foto pode chamar muita atenção para os bens materiais da família.
10 - Local de trabalho dos pais, Com a divulgação desse tipo de imagem, os usuários, além de saberem locais que o filho frequenta, saberão também onde os pais trabalham. Todos ficam vulneráveis.
 
Os pais devem ter em mente é que é extremamente difícil controlar as imagens divulgadas na internet. Depois de publicada, ela poderá ficar online para sempre, mesmo que eles apaguem o arquivo”, alerta Marcos Ferreira, especialista em segurança da informação da TrustSign, empresa focada em soluções de segurança na internet.
Se os pais decidiram compartilhar fotos da vida pessoal da família, Marcos ressalta a importância de configurar corretamente os perfis em redes sociais. “O primeiro cuidado que devemos ter é verificar e ajustar as configurações de privacidade da rede social que utilizamos para que somente amigos possam ver as fotos. Não custa também perder alguns segundos e olhar atentamente para a foto. Verifique se a imagem mostra informações pessoais, como placa de veículo ou nome da escola das crianças, antes de publicá-la.”
Tanto cuidado tem razão de ser. “Com a exposição de suas fotos na internet, as crianças ficam vulneráveis a perigos como olhares maliciosos, redes de pedofilia, facilidade para roubos e sequestros, além de futuros casos de bullying. O que no início parece ser uma publicação inofensiva pode acabar virando um pesadelo”, alerta Bianca Kenschikowski de Borba, coordenadora de Marketing e Novos Negócios da Seekr, empresa especializada em monitoramento de redes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário