quarta-feira, 12 de março de 2014

Tecnologia permite leitura de até mil palavras por minuto em telas

Samsung Galaxy S5 e Galaxy Gear2 já terão o Spritz instalado

Reprodução
Tecnologia desenvolvida pela Spritz acelera a leitura em telas
Uma nova tecnologia, desenvolvida por uma empresa de Boston, nos Estados Unidos, promete mudar a maneira e, principalmente, a velocidade, com que as pessoas leem nas telas dos computadores, tablets, smartphones ou mesmo relógios inteligentes. De acordo com a Spritz, a média de leitura é de 220 palavras por minuto, mas com ajuda do seu software, é possível chegar a mil palavras por minuto. Nesta velocidade, uma pessoa leria um livro de mil páginas em dez horas segundo a empresa, ou ainda um livro de 200 páginas em duas horas. 
Ao explicar o funcionamento em seu site, a Spritz afirma que a demora na leitura resulta da necessidade do globo ocular de se movimentar de palavra em palavra, de frase em frase, isso sem falar nos espaços contidos em um texto. O Spritz, como é chamado o produto, resolve esse problema porque mostra o texto em uma pequena caixa, uma palavra por vez, na velocidade que o usuário escolher e que não prejudica a visão segundo estudos feitos ao longo de três anos de desenvolvimento.
Veja no vídeo abaixo como o Spritz funciona no site institucional da empresa:
A tecnologia é baseada na técnica chamada Rapid serial visual presentation (RSVP), mais conhecida como leitura dinâmica no Brasil. Nascido nos anos 1970, esse método alinha as palavras à esquerda ou ao centro. Esse alinhamento permite que as pessoas leiam mais rapidamente porque o olho humano naturalmente se fixa em ponto da palavra (chamado em inglês de Optimal Recognition Position, ou ORP) para que ela seja processada e então compreendida pelo cérebro. Ao aproximar esses pontos, o método acelera o processo de leitura.
O que o Spritz faz nas telas é dar um passo além ao mostrar para o usuário uma palavra por vez, sempre mantendo a posição de reconhecimento óptico (ORP) no mesmo lugar e destacada em vermelho. É possível ainda ajustar quantas palavras por minuto o streaming de texto, como também vem sendo chamado, mostrará: de 250 palavras por minutos até 600 palavras por minuto e, em futuro próximo, mil palavras por minuto. Com o tempo, o cérebro se acostuma com a velocidade e possível tentar ir mais longe.
Por enquanto, a Spritz possui tecnologia desenvolvida para textos em inglês, espanhol, francês, alemão, russo e coreano. Em breve, funcionará em chinês também. A meta da empresa é que 15% de todo o conteúdo textual do mundo seja lido pelo Spritz até 2016.
Divulgação
Relógio inteligente da Samsung, Galaxy Gear2 será lançado com o Spritz
Um exemplo do que a tecnologia da Spritz faz pode ser visto no site da marca. No dia 21 de março, a empresa vai lançar o kit de desenvolvimento para pessoas interessadas em criar aplicativos. De acordo com a empresa, Android é prioridade, logo depois aplicações para a web e para produtos Microsft e por fim iOS. A tecnologia já estará presente no Samsung Galaxy S5 e no relógio inteligente GalaxyGear2 quando estes chegarem ao mercado.

Eu testei, e consegui ler até 600 palavras por minuto em ingles, e espanhol. Em portugues, chegaria as mil facilmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário