quinta-feira, 19 de março de 2015

Brasil pode ter o primeiro canal 4K em junho.




Você imaginou que o Brasil não veria um canal 4K tão cedo não é mesmo? Mas você estava enganado, em junho estreia no Brasil o primeiro canal 4K e pasmem, é um canal 100% nacional.
É o canal PetChannel, que terá 20 pogramas diferentes de produção própria e totalmente produzidos em resolução 4K, ou Ultra HD, como prefiram.
O PetChannel pertence a dois ex empregados da Rede Globo, Os engenheiros eletrônicos Nelson Faria e Julio Caruso. O primeiro foi diretor de tecnologia na Globo e o outro comandava uma empresa de closed caption.
Como o próprio nome deixa a entender, a honra de ter uma programação 100% 4K será inicialmente dos donos de bichos de estimação, e o assunto do primeiro canal Ultra HD brasileiro não foi escolhido por acaso, o mercado de animais de estimação no Brasil movimenta anualmente a incrível quantia de R$ 16,6 bilhões com crescimento de 9% no ano passado.


Estima-se que no Brasil há 50 milhões de donos de animais de estimação.
Inicialmente os sócios usarão recurso próprio para tocar o PetChannel, no entanto eles também buscam investimento internacional.
E olha que já tem canais internacionais de olho na programação produzida pelo PetChannel antes mesmo que ele comece a emitir as primeiras imagens aqui no Brasil, o PetChannel vai participar da feira MipTV em Cannes no mês de abril.
O único problema é que o PetChannel ainda não conseguiu firmar acordo com nenhuma operadora de tv brasileira e nenhuma operadora brasileira tem receptor declaradamente preparado para a recepção de canais 4K.
Alguém aí aposta em qual operadora deverá apadrinhar a entrada do PetChannel 4K na televisão paga do Brasil? Se tudo correr como sempre foi eu colocaria as minhas moedas todas na NET.

Ainda sobre TV.


Um estudo feito pela GfK na Europa mostrou que o continente caminha para que em 2016 100% dos canais transmitidos em TDT, TV digital Terrestre, sejam comprimidos em MPEG-4.
Isto irá acarretar na obrigatoriedade, para todos aqueles lares que desejam continuar a captar os canais que anteriormente estavam em MPEG-2 e passaram para MPEG-4, da troca de aparelho de televisão.
A estimativa é que 1 em cada 4 televisores instalados no continente não suportam a recepção de canais em compressão MPEG-4, mesmo que sejam televisores em tela plana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário