terça-feira, 31 de março de 2015

Chamada de voz no WhatsApp consome quase 1MB por minuto

Uma corrida se instaurou na grande rede a partir do dia 20 de fevereiro, momento em que o WhatsApp começou a habilitar a chamada de voz para diversos usuários do Android. Todo o alvoroço se deu porque a forma escolhida pela empresa para ativar o recurso é receber uma chamada de alguém que já o possua, e que fosse dentro do prazo de apenas um dia (20/02 e 06/03). Enquanto muitos estão aguardando a próxima oportunidade para ativar o recurso, é preciso alertar os que já estão realizando chamadas de voz pelo WhatsApp quanto ao consumo de pacote de dados.

As operadoras já perceberam que o consumo de pacotes de SMS caiu drasticamente com o uso de aplicativos de mensagens, e que era preciso rever a forma de aumentar a arrecadação com a venda da conexão com a Internet, cada vez mais requerida em dispositivos móveis. Enquanto anteriormente a velocidade era apenas reduzida após o consumo de um determinado pacote, agora as operadoras Vivo, Claro, Tim e Oi estão começando a interromper o sinal para forçar os usuários na compra de um novo pacote.

Considerando que as discussões sobre as ações das operadoras ainda estão no começo, e já chamam a atenção do Governo, é preciso fazer as contas para medir quanto uma chamada de voz no WhatsApp vai custar ao bolso dos usuários. Se via rede WiFi as preocupações são praticamente inexistentes quanto ao custo, em redes móveis 3G e 4G a conversa muda drasticamente. Especificamente, o novo recurso do aplicativo consome entre 600kb e 700kb por minuto, ou 100kb quando a chamada não é atendida, segundo testes do Movilzona. 
Os testes revelaram que o consumo em redes WiFi é o mesmo que em redes móveis, mas o interessante é quando se considera o uso de um período maior. Como exemplo, quem compra 1GB (1024MB) de pacote de dados terá aproximadamente 1700 minutos (28 horas) de chamadas via WhatsApp. Inicialmente parece muito, mas o pacote de dados é consumido por muitos outros serviços e aplicativos, como acesso à páginas web, músicas e vídeos.

Você que já está com o recurso ativo no WhatsApp, recorre mais a redes móveis ou WiFi para as chamadas de voz? Já sentiu diferença no consumo dos dados e ou busca um plano/operadora melhor? Compartilhe sua experiência conosco.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário