quarta-feira, 25 de março de 2015

Pela primeira vez este ano, nível do Rio Manso ultrapassa os 50%


Nível e volume dos reservatórios subiram com as chuvas dos últimos dias, mas ainda estão baixos em comparação com os anos anteriores



Vazão do Rio das Velhas no último mês
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA/ RIO DAS VELHAS
Vazão do Rio das Velhas no último mês
As chuvas que caíram em Belo Horizonte e região metropolitana no fim de semana já mostram os reflexos no nível e volume dos reservatórios que abastecem a Grande BH. O sistema Paraopeba, por exemplo, pulou do nível de 34,8% registrado neste domingo (22) para 36,9% nesta terça-feira (24). Já o Rio Manso passou do nível de 50% pela primeira vez este ano, chegando a 50,2% nesta terça. Na segunda, ele estava em 48%.
A vazão do Rio das Velhas, em Honório Bicalho, Nova Lima, também apresentou um aumento significativo de 48,8 m³/s nessa segunda, para 104,6 m³/s nesta terça. Já o volume do sistema Serra Azul aumentou para 13,7% nesta data, um ponto a mais que no dia anterior e cinco a mais em comparação ao mesmo dia no mês passado. O volume da Vargem das Flores também têm aumentado gradativamente, chegando a 38,2% nesta segunda. Mas será que isso é suficiente para amenizar a crise hídrica?
O professor de engenharia hidráulica e recursos hídricos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Luiz Rafael Palmier, explica que a resposta não é imediata, mas pode ajudar a amenizar a seca mais pra frente. “Essa água fica no solo durante o período chuvoso e no período de seca ela continua ali, e ajuda a sustentar o rio quando não chove. Então, por exemplo, o aumento destes níveis agora provavelmente irá refletir lá pro meio do ano, quando possivelmente estaremos em um período de mais seca”, explica.
Chuvas
Em comparação com os anos anteriores, no entanto, os níveis e volumes dos reservatórios continuam significativamente baixos. Em junho de 2013 o sistema Paraopeba estava em 92,7%, enquanto o Rio Manso chegava ao seu limite, aos 100% de volume nos primeiros meses do mesmo ano. Em abril de 2013, o volume do reservatório Serra Azul chegou a 84,9%, enquanto em maio do mesmo ano o volume da Vargem das Flores estava em 82,4%. Ele nunca mais atingiu o mesmo nível desde então.
De acordo com o meteorologista Heriberto dos Anjos, do Instituto TempoClima Puc Minas, nos últimos dias o volume das chuvas em Belo Horizonte, que foi em torno de 70 milímetros, é significativo. “Com a chuva dos últimos dias melhorou o nível dos reservatórios, mas ainda não estamos em uma situação de conforto”, explica.
Ainda há previsão de chuva para a tarde e noite desta terça-feira (24) na Grande BH, e a temperatura subiu um pouco, em relação aos últimos dias, chegando a 29°C. Nesta quarta (25), ela deve chegar a 30°, e não deve chover. Para o próximo fim de semana, ainda são esperadas mais chuvas até o início de abril. Depois disso, no entanto, o tempo seco deve voltar com força, como é esperado para os meses de maio, junho e julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário