No documento
reservado do Palácio do Planalto, o governo admitiu o uso de robôs para
disseminar mensagens pela internet a favor da então candidata à
reeleição Dilma Rousseff durante a campanha eleitoral do ano passado. E
afirma que o mesmo expediente foi usado por parte do PSDB, inclusive
depois da eleição. A ação online dos grupos opositores, incluindo os
organizadores das manifestações de 15 de março, teria custado R$ 10
milhões, segundo o texto.
"A partir de novembro, as redes sociais
pró-Dilma foram murchando até serem extintas. Os robôs que atuaram na
campanha foram desligados e a movimentação dos candidatos do PT foi
encerrada", diz o texto.
Os chamados robôs são programas que
executam com maior velocidade e precisão do que a mão humana tarefas
como replicar mensagens nas redes sociais. Com isso, infla-se o número
de seguidores de uma conta ou de curtidas de uma publicação, o que lhe
rende mais destaque nas redes sociais e alcance maior de internautas.
O
texto não só afirma que o tucano Aécio Neves usou robôs durante a
campanha como considera que essa estrutura foi mantida ativa pelo PSDB
após as eleições. "Cerca de 50 robôs usados na campanha de Aécio
continuaram a operar mesmo depois da derrota em outubro. Isso significou
um fluxo contínuo de material anti-Dilma", diz.
O documento
elogia o "profissionalismo" da ação online dos grupos que participaram
do protesto contra Dilma e o PT no domingo passado, segundo o texto,
também com uso de robôs. "A partir do final de janeiro, as páginas mais
radicais contra o governo passaram a trabalhar com invejável
profissionalismo, com uso de robôs e redes de WhatsApp."
"Em
estimativas iniciais, a manutenção dos robôs do PSDB, a geração de
conteúdo nos sites pró-impeachment e o pagamento pelo envio de WhatsApp
significam um gasto de quase R$ 10 milhões entre novembro e março",
afirma.
O resultado é "avassalador", segundo a avaliação do
governo. "Enquanto a página no Facebook do grupo Revoltados On Line
engajou 16 milhões de pessoas desde janeiro e o Vem Pra Rua outros 4
milhões, as páginas de Dilma e do PT foram compartilhadas por 3 milhões
de internautas", diz um trecho.
'Derrota por WO'
Segundo
o cálculo governista, em fevereiro as mensagens, textos e vídeos
oposicionistas atingiram 80 milhões de pessoas enquanto as páginas do PT
e do Planalto chegaram a 22 milhões. "Se fosse uma partida de futebol
estamos entrando em campo perdendo de 8 a 2". O texto registra ainda a
diminuição do número de fãs da página Dilma Bolada no Facebook,
considerada pró-governo, "que pode significar uma situação de quebra de
imagem".
O cenário hoje, conforme a análise, é de um lado Dilma e
Lula acusados "por todos os males que afetam o País" e de outro a
militância petista acuada e desmotivada. "Não é uma goleada. É uma
derrota por WO", conclui o documento.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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